terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Passo á passo a pedido:Vamos bordar o ponto areia.

 Sempre quando for bordar,coloque o desenho do bordado perto de você,para não perder os detalhes,porque pode acontecer na hora que for copiar para a entretela a  gente esquece de copiar algum detalhe...

           Vamos bordar um coelhinho...falta pouco para pascoa e ele estará fazendo sucesso daqui á pouco...
               
 O ponto areia será todo corpo do coelho,todos os bichos que você vai bordar,o corpo sempre é o ponto areia. Alguns detalhes como cabelo é o ponto matizado ou o costurinha.
 O número da linha que estou usando é o cinza5294
OBS:A diferença da sombra do matizado para o ponto areia,é que o matizado faz a sombra depois, antes do contorno e o ponto areia é antes,como vê na foto,se quiser clique em cima da foto e verás a foto ampliada,usei o bastidor de 27cm,preste atenção no desenho do coelho,que eu não passei a sombra na barriga onde passa a roupa dele,porque ali não é contorno do corpo,repare que no braço e nos dedinhos tem.No rabo dele não tem porque vai ser feito o ponto matizado.

 O ponto areia é a letra *e*em costurinha um ao lado do outro e depois passa por cima trepando no outro ...e assim vai,até cobrir todo desenho no tecido...
 A sombra é feita com dois*e* e sobe um que fique mais alto que os dois primeiros,na foto acima(da direita) dá para reperar
A esquerda eu estou iniciando com a linha cor branco...
 Então eu vou fazendo o ponto areia com o branco,passo por cima do cinza que usei a sombra,te que ficar esfumaçado,porque depois do bordado feito vai ter o contorno no corpo do coelho,que será um cinza bem mais escuro que a sombra.

 Vai bordando,até cobrir todo o desenho no tecido...
                                                     Assim
                                   E vai bordando...

 Aqui já estamos no rosto,tenha cuidado para não bordar em cima dos riscos do detalhe do rosto,isso serve para qualquer risco...
 Veja na foto a direita,que dá para ver o bigode a boca e os olhos e nariz...
 Nesse dá para ver bem que o ponto areia é um *e*...ou se preferir uma rodinha,ok?
OBS: esse ponto areia eu fiz na maquina industrial,também é feito na máquina de pedal(a antiga ),ou em outra máquina que você costuma bordar artesanal.
Se você tiver alguma dúvida com o ponto areia é só deixar um comentário ou enviar um email,ok?
 

 Como  bordar a letra do seu trabalho:
  Copie num papel manteiga culinário (aquele que você usa na cozinha)...porque o que compra na papelaria em folhas é bem mais caro.Centralize bem onde irá borda-lo e prenda com alfinetes.Passe uma costura contornado as letras como se vê na foto,depois disso,retire todo o papel.Só vai ficar as letras que você fez.Borde com o ponto cheio
OBS: Quando for a barra da toalha em etamine dá para bordar sem retirar o papel,que sai depois de bordado bem fácil,mas quando a barra (faixa)é o tecido inteiro,tipo para bordado russo,é melhor retirar o papel para depois bordar as letras 


                                    Todo bordado artesanal tem que passar o ferro quente com a protecção de um papel ou tecido,para ficar bem chapado.

Breve irei postar esse coelhinho.

15 comentários:

  1. oiee, vim conhecer eu cantinho, é linfi e ja estou te seguindo,vem seguir o meu tbm
    eliana-ferreiraq.blogdpot.com.br
    te espero la ok?
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Ola eliana fui no seu endereço eo google dava como não existente,outra hora vou tentar novamente,ok
    obrigado por seguir,bjs

    ResponderExcluir
  3. Ola Rosemery, me apaixonei pelo seu blog... Estarei sempre por aqui e vou aprender com você :). Você é surpreendente em se dispor a ensinar... pena que moro em Brasília-DF. Mas te acompanharei pelo blog.

    Obrigada por ensinar... Beijos

    Andréia Medeiros

    ResponderExcluir
  4. Ola Andréia,imagine...é um prazer passar o que sei...que bom que você gostou seja bem vinda,um forte abraço!

    ResponderExcluir
  5. Olá Andreia achei eu blog acaso procurando sobre bordados e fiquei muito interessada em aprender a bordar nessa maquina pois tenho uma e não sabia que podia borda nela.
    Enfim adorei seu blog e já estou te seguindo como Josê.
    Meu blog é http://fazendoartecomajo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. nossa...aprendi a bordar qdo era menina e agora vendo seus trabalhos me inspiraram a usar o bordado novamente...obrigado pela sua dica, vai me ajudar bastante...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo Marilu!volta sim,vai ser muito bom,depois me diz,bjs

      Excluir
  7. Obrigada Rosemery por ensinar o que sabe! Todos os seus passo a passos são muito bem explicados! E o zoo nas fotos, nossa lindos! Posso abusar e pedir uma explicação, no ponto matriz? Bjs

    ResponderExcluir
  8. Este ponto é feito na máquina ou tem agulha especial?
    Grata, Meire.

    ResponderExcluir
  9. Ola visitante,esse ponto na maquina antiga singer,o numero da agulha é 9 e também pode ser feito nas máquinas elétricas,porem tem que tirar o pé ou pata e os carrinhos ou dentes,para ficar livre com o bastidor,um abraço!

    ResponderExcluir
  10. oi tudo bem como é q faz o ponto cheio na maquina domestica? tem como fazer ou n , a minha é singer brilliance mas n sei bordar. se vc puder me ajudar eu te agradeço bjossss

    ResponderExcluir
  11. bom dia ! a maquina tem ser própria para bordado ou pode ser comum mesmo?

    ResponderExcluir
  12. Estou maravilhada com este seu blog ... Nem sei o que lhe dizer; um abraço,tá ? Deus lhe abençõe!

    ResponderExcluir
  13. Olá Cáthia,
    Obrigada pelas palavras e visita,,continue vindo,és bem vinda!
    Um forte abraço.

    ResponderExcluir

oi amiga (o),obrigada pelo carinho,abraços!

Seguidores